Centro Vocacional

“Cuidadosamente escolhei os dinamizadores do Centro Diocesano de Vocações, instrumento precioso de promoção e organização da pastoral vocacional e da oração que a sustenta e garante a sua eficácia.”(Bento XVI, 2011)

I – INTRODUÇÃO

No Documento de Aparecida, sobre o que se refere à formação dos discípulos missionários de Cristo, ocupa lugar particular a Pastoral Vocacional, que acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir a Igreja no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado de leigo. E no Plano Diocesano de Pastoral em seu número 221 destaca a necessidade de “Promover as vocações, valorizando todos os carismas, e para isso é necessário fortalecer a oração pessoal pelas vocações, missas vocacionais e hora santa vocacional”. (PDP, 2010-2014)
A pastoral Vocacional, que é responsabilidade de todo o povo de Deus, começa na família e continua na comunidade cristã, deve dirigir-se às crianças e, especialmente, aos jovens para descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento.
Desde os primórdios da Igreja temos notícias do chamado vocacional iniciado pelo próprio Jesus, quando convoca os doze para segui-lo. Posteriormente, os Doze também escolheram outros para dar continuidade À missão salvadora de Cristo. Assim sendo, em cada época e lugar, o chamado divino se apresenta das mais variadas formas.
Como nos indicou o documento elaborado pela Congregação da Educação Católica: “A nível diocesano, o Bispo constitui o Centro diocesano para as vocações, compostoporsacerdotes, consagrados e leigos – comoumorganismo de comunhão, ao serviço da pastoral vocacional na Igrejalocal – com a função de promover as vocações de especial consagração, no contexto de todas as vocações”. (Orientações a Pastoral Vocacional, n.13, 2012)
E ainda tal documento continua, “o Centro diocesano para as vocações ocupa-se da formação dos animadores vocacionais, suscita e difunde no povo de Deus uma cultura vocacional, participa na elaboração do programapastoraldiocesano, colabora especialmentecom os organismosdiocesanos da pastoralfamiliar, da catequese e da pastoral juvenil”. (idem)

II – MISSÃO
O Centro Vocacional Diocesano se constitui como meio precioso de onde se irradiação a mística vocacional em nossa Diocese. Favorecendo para que se crie uma cultura vocacional em nossas comunidades, despertando todos, sacerdotes e leigos, para sua missão de animador vocacional. Enfim, para dinamizar e ser presença diocesana, em âmbito vocacional.

III – OBJETIVO
É dinamizar as iniciativas vocacionais em nossa Diocese, servindo como uma referência a nível diocesano sobre formação, subsídios, acompanhamento e espiritualidade vocacional.
Primeiramente, será um local de oração pelas vocações, seguindo o mandado de Jesus Cristo “Pedi ao Senhor da messe que envie mais operários para sua messe” (Mc 9, 38). Através de grupos de oração e intercessão pelas vocações.
Ser a referência na Diocese para o plantão, suporte, acompanhamento e formação, tanto dos animadores vocacionais paroquiais, quanto dos jovens e adolescentes que estão à procura de responder mais generosamente ao chamado de Deus em suas vidas.

IV – INICIATIVAS
Mesmo reconhecendo que o chamado é puro dom de Deus, o nosso Centro Vocacional Diocesano, terá algumas iniciativas para dinamizar as atividades vocacionais, diocesanas e paroquiais, com o apoio dos sacerdotes e leigos. Reconhecemos que algumas serão inseridas no decorrer de um projeto a ser estabelecido.
– Grupos de oração e intercessão pelas vocações (apostolado da oração, comunidades, grupos marianos, etc.)
– Missas vocacionais (no Centro Vocacional Diocesano e a nível paroquial);
– Plantão Vocacional;
– Encontros para vocacionados (Espiritualidade e formação);
– Encontro para Animadores Vocacionais (Espiritualidade e formação);
– Organização de Missão Vocacional;
– Organização de Simpósios e Seminários para sacerdotes e leigos;
– Jornadas e feiras vocacionais;
– Elaboração de subsídios para serem entregues nos encontros e paróquias;
– Criação do informativo Vocacional semestral;
– Trabalhar conjuntamente com outras pastorais diocesanas (Juventude, Familiar, Catequese, Educação e Diaconato Permanente);
– Envolver o Seminário Diocesano nos projetos vocacionais;
– Programa de Rádio;
– Manutenção de perfil no Facebook;
– Divulgação e marketing (cartazes, spots, outdoors, folders, etc…)
– Elaboração e aquisição de subsídios para as paróquias e comunidades;
– Acompanhar as congregações e comunidades existentes em nossa Diocese;
– Visitar e orientar vocacionados;
– Distribuição de materiais vocacionais.

CONTATOS
Rua Benedito Almeida Campos esq. com Rua Coronel Aristides
Centro – Uruaçu – GO – CEP: 76400-000
Fones: (62) – 8604-3514 / 3357-6455
vocacional@diocesedeuruacu.com.br
FacebookPV Diocese de Uruacu