Encontro Vocacional Diocesano Masculino “Vinde e Vede”

Por - Categoria -- > Vinde e vede

 

Vinde e Vede 2015

 

I – MOTIVAÇÃO BÍBLICA E MAGISTÉRIO

“No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Dois discípulos de João ouviram-no dizer de Jesus: “eis o Cordeiro de Deus” e logo resolveram segui-lo. Jesus voltou-se para eles e perguntou: “O que vós buscais?”. Eles disseram-lhe: “Mestre, onde moras?”. Jesus respondeu: Vinde e vede. Foram e ficaram com ele durante todo aquele dia. Esses dois discípulos chamavam-se André e João. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo). Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra). No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galiléia. Encontra Filipe e diz-lhe: Segue-me.” (João 1, 35 – 43)

 

Os encontros vocacionais precisa levar “Cada ‘vocacionado’ a viver uma relação íntima de amor com o Pai que o chama, com o Filho que o configura e com o Espírito que o plasma, por meio da educação à oração, da escuta da Palavra, da participação à Eucaristia, do silêncio adorador”, como nos afirma as Orientações à Pastoral Vocacional ao ministério ordenado, 2012.

 

 

II – APRESENTAÇÃO

Considerando que o discernimento vocacional se exige tempo, pois pressupõe escuta, acompanhamento e abertura de coração, e ainda mais se faz necessário acompanhar pessoalmente os rapazes e jovens que se interessam em fazer uma experiência vocacional no Seminário Diocesano. Neste intento, surgiu este encontro para que seja o inicio do processo de discernimento, exclusivamente junto ao Seminário Diocesano São José. É o despertar no jovem o desejo de continuar trilhando este belo caminho de discernimento vocacional para assim amadurecer sua resposta ao bom Deus da messe. Sendo que tal encontro terá como continuidade as convivências vocacionais a cada dois meses.

 

 

III – OBJETIVO

O “Vinde e Vede” tem como objetivo principal propiciar um momento para todos os nossos jovens de nossa Diocese de Uruaçu, que desejam conhecer um pouco mais de perto a realidade da vocação sacerdotal e também o Seminário Diocesano São José. Fazendo com que eles também se questionem sobre sua vocação e chamado.

 

 

IV – PÚBLICO ALVO

Temos como público alvo os adolescentes e jovens de nossas paróquias, a partir de 14 anos, tendo alguma curiosidade ou já manifestado a sua vontade de conhecer um pouco mais sobre a vocação sacerdotal. Pode ser indicados pelos padres, pastoral vocacional ou livremente se interessarem por participar de tal encontro.

 

V- TEMAS A SEREM TRABALHADOS

– O encontro pessoal com Jesus Cristo, o Bom pastor.

– “O sacerdócio como amor do coração de Jesus” (São João Maria Vianey)

– Quem é o sacerdote Diocesano e qual sua missão?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pe. Elias Silva

Diretor Centro Vocacional Diocesano

João Paulo II

DEIXE SEU COMENTÁRIO