Escola Diaconal São Lourenço

Por - Categoria -- > Notícias

O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE URUAÇU

            Antes discorrer sobre a implantação do Diaconato Permanente na Diocese de Uruaçu vamos situar no conceito. Diaconia quer dizer SERVIÇO. Então o diácono é ordenado para servir. Faz parte do ministério do Cristo Servo, “que veio para servir e não ser servido”. (Mt. 10, 45)

            Os diáconos “servem o povo de Deus na Diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade”. (LG 29)

Ele pode ministrar todos os sacramentais: dar bênçãos próprias, inclusive a benção com o Santíssimo Sacramento, assistir o Sacramento do Matrimônio etc.

            Na vida do diácono o serviço não se encerra com a liturgia, o principal é a caridade.Logo Escola Diaconal

            No ano de 2013, Dom Messias dos Reis Silveira, nosso bispo diocesano ouvindo o Conselho de Presbíteros decide implantar na Diocese o Diaconato Permanente. E já no final de 2013 inicia-se o processo de discernimento vocacional sob a coordenação dos padres Valdeci José Magalhães e Elias Aparecido da Silva com aproximadamente 28 candidatos ao Diaconato Permanente com suas respectivas esposas, participamos de vários encontros de estudos e oração, sendo que em um desses tivemos a participação do Diácono  Hamilton dos Santos  Nascimento e sua esposa que muito contribuíram no processo de decisão da nossa vocação, pois os mesmos trataram da missão e do serviço  do diácono e da importância da família também apoiar e assumir a diaconia.

            Dando prosseguimento ao processo de discernimento vocacional, no dia 03 de agosto de 2014 na Escola Diaconal São Lourenço inicia-se o período propedêutico com esse 26 vocacionados, foi um período mais intenso de escuta da Palavra de Deus e oração.  Em nosso retiro do final do propedêutico nos dias 29 e 30 de novembro de 2014, tendo como temas que nortearam esse retiro- o Amor infinito que Deus tem por nós e que Deus nos dar talentos de acordo com a nossa capacidade em exercê-los.

            Em fevereiro de 2015 tem início a nossa formação em teologia, fruto de uma parceria entre a Diocese de Uruaçu e a FASEM que criam o Curso de Extensão em Teologia, que com as bênçãos de Deus, o apoio de nossos familiares e da comunidade tem nos engrandecido muito, como pessoa e   Igreja.

Girlan Filgueira Araujo

DEIXE SEU COMENTÁRIO