Orientações Pastoral Vocacional Paroquial

Por - Categoria -- > Formação

 

pastoral site

 

Todas as comunidades paroquiais formem equipes vocacionais que se empenhem na promoção da consciência e do clima vocacionais, favoráveis ao despertar, ao discernimento, ao acompanhamento e ao cultivo das vocações leigas (casados, solteiros, consagrados), ordenadas (bispos, presbíteros, diáconos), religiosas e missionárias específicas.

As atividades da Pastoral Vocacional ajudem no despertar da cada cristão para a vocação a qual é chamado como batizado, convidando principalmente os adolescentes e jovens a participar de encontros vocacionais e da comunidade cristã.

O trabalho vocacional contemple reflexões em torno da vocação comum de todos os batizados, além da vocação ministerial própria a que alguns são chamados.

O despertar, o discernimento, o cultivo e o acompanhamento das vocações é tarefa de todas as pastorais e serviços, que deverão assumir tal missão.

 

Valorizar os dias das diversas vocações: mães (segundo domingo de maio); padres (primeiro domingo de agosto); pais (segundo domingo de agosto); religiosos(as) (terceiro domingo de agosto); catequistas e leigos (quarto domingo).

O mês vocacional seja preparado com zelo crescente e vivido com intensidade em todas as comunidades. Estabeleça-se, para a Equipe Vocacional Paroquial, em cada mês, um dia de oração e reflexão sobre vocação e seja celebrado, cada ano, o Dia mundial das orações pelas vocações, com toda a comunidade eclesial. Sejam lembrados os aniversários de ordenação, profissão religiosa e casamento, como forma de incentivo e promoção vocacional.
 O que faz a Equipe de Pastoral Vocacional?

 

São quatro as grandes tarefas da Equipe de Pastoral Vocacional Paroquial:

 

1 – Promover um clima permanente de oração pelas vocações, atendendo ao mandado de Jesus: “A messe é grande e os operários são poucos; pedi ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt. 9,37-38). Oferecer uma ampla reflexão vocacional na comunidade sobre a vocação do cristão, comum a todos, e sobre as diversas opções de vida: a Vocação do Leigo, a Vocação para o Matrimônio, a Vocação Missionária, dando especial atenção às Vocações Sacerdotais e Religiosas.

 

  1. Dar acompanhamento vocacional: aos que se apresentam como vocacionados para o ministério ordenado ou para a vida consagrada, colaborando no discernimento inicial de sua vocação, orientando-os para o amadurecimento de sua opção vocacional junto ao Seminário Propedêutico ou às Congregações Religiosas.

 

  1. Promover nas comunidades o apoio econômico para a formação dos candidatos ao sacerdócio em nossos Seminários.

 

  1. Ser “presença” alegre e testemunhal de filhos de Deus felizes com suas escolhas e o seguimento de Cristo. “O testemunho suscita vocações” (Bento XVI, 2010), e além do mais ir até os jovens e crianças estão (encontros, catequese, missas, etc.) e lançar as redes, “Propor as Vocações na Igreja Local” (Bento XVI, 2011). Reconhecendo que a “Vocação é dom de Deus” (Bento XVI, 2012).

Como promover a oração e a reflexão vocacional na Paróquia?

 

EIS ALGUMAS SUGESTÕES:

  1. Oração pelas vocações nas missas e reuniões das comunidades
  2. Missa vocacional
  3. Hora santa vocacional
  4. Tríduo vocacional
  5. Semana vocacional
  6. Via sacra vocacional
  7. Atenção especial ao Dia mundial de Oração pelas Vocações (4.º Domingo da Páscoa)
    8. Celebração do Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes (Sagrado Coração de Jesus)
  8. Animação e organização do Mês Vocacional (agosto) e participando nas iniciativas do Mês Missionário (outubro)
  9. Encontros vocacionais para jovens, para ajudá-los a descobrir sua vocação
  10. Reflexão vocacional nos encontros de preparação para o Batismo, a Crisma e o Matrimônio
  11. Gincana e festival vocacional
  12. Divulgação de folhetos, livros e cartazes vocacionais
  13. Tríduo vocacional
  14. Motivação da comunidade para rezar e participar das ordenações diaconais e sacerdotais
  15. Terço Vocacional

 

 

 

Pe. Elias Silva

Pastoral Vocacional

Diocese de Uruaçu-GO

DEIXE SEU COMENTÁRIO