Palavra do Bispo “Seguir Jesus à luz da fé”

Por - Categoria -- > Notícias, Papo Jovem

Seguir Jesus à luz da fé

Existem alguns elementos que dão rumo ao futuro de uma pessoa. O desejo move as pessoas. Nós falamos em vocação que é um desejo de Deus posto no interior das pessoas,  com liberdade de aceitação por parte de quem a recebe. Os dois elementos fundamentais na resposta são o amor e a fé.

Caminhar na fé e pela fé é lançar-se para o futuro confiante em quem chama a caminhar. Todo discípulo de Jesus é um peregrino da fé. Se não existisse a fé dificilmente alguém aceitaria a proposta de Jesus: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me” (Lc 9,23).

Vale  lembrar que a fé vai sendo purificada ao longo da vida. Os discípulos de Jesus demonstravam imaturidades de fé, mas não deixavam de caminhar com Ele. Enquanto o seguiam a fé amadurecia.

Há uma semente de fé colocada na vida de cada um, desde o Batismo. Essa semente é regada pela fé da família e da Igreja. A fé inicial que ajuda alguém a seguir já contém, em si, uma luz que possibilita abrir caminhos.

Quando eu era seminarista aprendi de um diretor espiritual que fé não é sentimento, mas adesão. Quem começa a seguir Jesus deve se manter aberto a aceitá-lo, a fazer adesão de vida a ele. As atitudes do discípulo devem cada dia se tornarem parecidas com as atitudes do Mestre. Deve adquirir os sentimentos de Jesus (Cf. Fl 2,5).

Deus abençoe e fortaleça a todos que pela fé estão seguindo a Jesus.

 

 

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo Diocesano

Presidente do Regional Centro Oeste da CNBB

DEIXE SEU COMENTÁRIO