Papo Jovem com Seminarista Rener

Por - Categoria -- > Papo Jovem

Ser ou não ser, eis a escolha do cristão!

Encontramos na vida cotidiana motivos para fazer escolhas, decisões definitivas ou superficiais, relacionamentos sérios ou líquidos. Neste sentido, estes “relacionamentos líquidos” dito pelo sociólogo polonês ZygmuntBauman, estão sendo muito falado e vivido por boa parte dos jovens de nossa sociedade atual. Diante dos efeitos desesperadores e visíveis em nossos jovens: diálogos vazios, banalização do outro, abandono dos valores cristãos, culturas descartáveis, erotização do ser, entre outras, desencadeiam a perca de motivos e escolhas profundas, sólidas e definitivas.
Este perigo atinge diretamente a vocação de todos jovens, que fazem escolhas definitivas para suas vidas – matrimônio, sacerdócio, vida consagrada – e encontrando, infelizmente, no mundo virtual, refúgio de seus sentimentos e desejos, medos e objetivos. São desafiados e encobertos constantemente por esta realidade liquida, contudo, as decisões destes jovens que escolhem e afirmam suas vocações em Deus, devem sempre,iluminar estes caminhos relativistas e tenebrosos desta sociedade.
Qual é nossa missão de jovens cristãos, diante tais medos e angústias? Desconectar não será a solução, amar a todos e esquecer de si, também não. Talvez fazer escolhas definitivas em consonância com a liberdade e vida em Cristo, que ensina, “amar ao próximo”, “perdoar sempre”, enfim, “segui-Lo”, são escolhas que devem ser feitas livres e por amor. E consequentemente feitas para toda uma vida, ser de fato uma opção fundamental.

Rener Olegario
Seminarista 1º. Teologia
Diocese de Uruaçu

DEIXE SEU COMENTÁRIO